IÊ 2010 - Encontro Internacional marca nova etapa da Filhos de Bimba Escola de Capoeira

sábado, 25 de setembro de 2010


■ UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DA CAPOEIRA REGIONAL ■



No dia 15 de julho de 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e registrada como Bem de Natureza Imaterial, confirmando sua importância como manifestação artística e cultural.

Por conta da relevância em se confirmar e também devido a preocupação com a solidificação dessa conquista, a Filhos de Bimba Escola de Capoeira idealizou e realizou o I Encontro Internacional de Capoeira Regional - IÊ 2010, entre os dias 12 a 15/08/2010 .

O evento teve como objetivo fomentar o acesso, reconhecimento e valorização da Capoeira Regional, como também através das manifestações culturais apresentadas nas oficinas de samba de roda, maculelê e puxada de rede. A partir das oficinas de Capoeira Regional e das outras manifestações culturais, deu-se a oportunidade de capoeiristas de diversos estilos de capoeira se familiarizarem com a metodologia de ensino da Capoeira Regional, como também conhecer outras culturas também de matriz afrobrasileira. Além de incentivar a baianos, turistas nacionais e internacionais a conhecerem e praticarem essas culturas, às vezes, esquecidas ou pouco vivenciadas.

O evento, também, proporcionou o encontro de alunos formados da Filhos de Bimba Escola de Capoeira que trabalham em outros estados brasileiros, como São Paulo e Santa Catarina, e países, como Itália, França, Croácia, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Bélgica e Líbano.

Entre os dias 12 e 14 de agosto, quinta a sábado, ocorreram as oficinas, no Forte da Capoeira no Largo de Santo Antônio, no Barbalho. Elas foram ministradas por professores da Filhos de Bimba Escola de Capoeira - Febec, sob a supervisão de Mestre Nenel - presidente da Febec e filho do Mestre Bimba - criador da Capoeira Regional.

No último dia, domingo, houve a culminância do evento no Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, com a Formatura de dezoito alunos e a Certificação pela Especialização de dezessete professores da escola.

Sem dúvida, esses foram dias de muita festa e em que foi possível celebrar a Capoeira Regional e suas tradições, com muita diversão e conhecimento sobre a tão dinâmica e plural Cultura Brasileira.

Por: Luciana Sacramento Moreno Gonçalves
Paulo César da Silva Gonçalves
(*) Release atualizado



IMAGENS ►

Em breve.

0 comentários:

Postar um comentário

 
ABCR - MESTRE BIMBA. Alguns direitos reservados . Modelo por TNB ©2010