Bimba Deixou muitas lições

domingo, 17 de março de 2013


Bimba deixou muitas lições e ensinamentos de vida

 

Bimba também desenvolveu a capoeira no campo pedagógico e assim criou-se uma metodologia de ensino em torno da capoeira que era composto de:

-        Curso de capoeira regional;

-        Curso de especialização e

-        Uma seqüência de ensino.

O método de Mestre Bimba era primeiramente o exame de avaliação, onde em uma conversa ele iria saber se o aluno iria aprender a capoeira para ensinar ou somente para brigar . Depois disso ele pegava o aluno e ensinava a gingar, pois dizia Mestre Bimba "se você não sabe gingar capoeira não pode jogar". Segundo Mestre Bimba a ginga é a base de tudo. Na ginga pode-se surpreender o camarada como e quando se quiser. Por acreditar nisso, Bimba fazia questão que todos os seus alunos tivessem uma ginga perfeita.

Outra curiosidade é que na capo­eira regional não existe a chamada "ladai­nha" , apesar de muitos dizerem que a ladainha faz parte da regional, já ouvi em muitas rodas os "capoeiristas" cantarem a ladainha e dizer que estão fazendo capo­eira regional. Isso é revoltante, pois fica claro que aquela pessoa não conhece a verdadeira regional.

Os toques tradicionais da capoeira regional são: Banguela, Iúna e São Bento Grande, pois esses toques foram criados por Bimba dentro da regional.

Os instrumentos que ordenam a capoeira regional são 2 pandeiros e um berimbau, os demais são acompanha­mentos para fazer aquele axé. Bimba era severo em suas regras, ele dizia que "se existia regra era para ser respeitada. Por mais que ele desrespeitasse algumas re­gras, as da escola eram para serem cum­pridas", e eram regras para nosso bem, tais como:

-        Gingar sempre,

-        Espreitar e observar em qual­quer circunstância,

-        Esquivar sempre,

-        Jogar olho no olho com o ca­marada, pois os olhos falam em silêncio,

-        Conservar o mínimo de uma base no chão,

-        Obedecer ao pai Respeitar o camarada vencido.

Todo movimento a que o capoei­rista está vulnerável, o parceiro deve parar a movimentação para que a integridade física do outro seja respeitada, fazendo isto se mostra que se tem humildade e que acima de tudo é um capoeirista de grande valor, de grande estima.

Outra coisa não tão importante, mas que até hoje causa risos entre os capoeiristas de Bimba é o chamado Es­quenta Banho, que nada mais era do que ficar se aquecendo até chegar a vez de tomar banho, pois na academia havia apenas um chuveiro e Bimba não queria que parássemos de suar. Dizia ele que o banho, para ser saudável, depois de to­mado o indivíduo tinha que continuar su­ando. Isso é apenas mais um fato da grande história de MESTRE BIMBA.

Bimba deixou muitas coisas de bom, lições não só de capoeira, mas ensi­namentos de vida. Gostaria que os capo­eiristas conhecessem mais a historia de meu pai, como a historia de outros gran­des mestres, tal como Mestre Pastinha, pois por mais que falem que há rivalidade, isto não é verdade, pois se não existisse a capoeira Angola não existiria a Regional e se não existisse a Regional a Angola já teria morrido. Então agora eu te pergunto: como pode haver rivalidade entre duas coisas que se completam? Eu mesmo te respondo: é impossível.

Fonte: Mestre Nenel

0 comentários:

Postar um comentário

 
ABCR - MESTRE BIMBA. Alguns direitos reservados . Modelo por TNB ©2010